- Isabella Swan, eu prometo te amar a cada momento da eternidade - (Edward Cullen)

“E o som do seu coração”, ele continuou, mais sério, mas ainda sorrindo um pouco. “É o som mais significante no mundo. Eu estou tão conectado a ele agora, que eu juro que poderia identificá-lo à milhas de distância. Mas nenhum dessas coisas
importa. Isso”, ele disse pegando o meu rosto nas mãos.
“Você. É isso que eu vou guardar. Você sempre será a minha Bella, só que você só será um pouco mais durável”. - Edward

segunda-feira, 8 de março de 2010

Revolta muito grande

Saindo um pouco do mundo Crepúsculo, queria expressar aqui a minha indignação pela derrota de "Avatar" no Oscar, sinceramente, o Oscar desse ano foi uma merda e uma verdadeira palhaçada!

Como "Avatar", um filme belíssimo, de prender atenções e de emocionar não é reconhecido pela Academia? Pra quem não conhece a história dessa obra de arte, contarei um pouco....

 Avatar é um filme de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron(foto).

 Estrelando Sam Worthington, Zoë Saldaña, Michelle Rodriguez, Stephen Lang e Sigourney Weaver.

O filme concentra-se num conflito épico em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanoides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.


James Cameron trabalhou no desenvolvimento de Avatar desde 1994, tendo escrito um roteiro de 114 páginas, sendo esse seu primeiro filme após Titanic. As filmagens deveriam ter iniciado logo após Titanic e o filme deveria ter sido lançado em 1999. Em 2006, Cameron desenvolveu a língua e a cultura de Pandora.
O filme foi lançado em formatos 2D tradicional e 3D.


A crítica diz que Avatar é uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme. O orçamento oficial do filme foi de 237 milhões de dólares e o faturamento mundial no seu fim de semana de estreia foi de 232.180.000 de dólares, o sétimo maior da história do cinema e o maior para um filme original, que não é adaptação ou sequência. Em menos de um mês Avatar superou um bilhão de dólares de faturamento (o quinto filme a alcançar essa cifra), e é atualmente o filme com maior bilheteria da história. Depois desse faturamento, James Cameron confirmou que seria lançada uma sequência do filme, e, possivelmente, um terceiro filme.


O que é Pandora e os Na'vi?

No ano 2154 d.C., a corporativa humana RDA explora minério em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri, a 4,4 anos-luz da Terra. Os humanos têm o objetivo de explorar em Pandora as reservas de um precioso minério chamado Unobtainium. Parker Selfridge (Giovanni Ribisi), chefe da operação mineradora, emprega ex-soldados e ex-fuzileiros como mercenários.

 
Pandora é habitado por uma espécie de humanóides chamada Na'vi. Medindo quase 3 metros de altura, com caudas, ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pelo bioluminescente, os Na'vi vivem em harmonia com a natureza e são considerados primitivos pelos humanos. Eles veneram uma deusa chamada Eywa. Os humanos não são capazes de respirar na atmosfera de Pandora, a qual é rica em dióxido de carbono, metano e amônia. Além disso, não têm uma convivência pacífica com os Na'vi por não entenderem sua cultura de venerar a natureza.

A produção de Avatar
James Cameron começou a escrever o roteiro em 1995, buscando inspiração em toda ficção científica que lia quando criança. O texto final fora feito em 2006, com a ajuda de um linguista da USC para criar o idioma dos extraterrestres. Cameron anunciou a produção em 2005 como "Projeto 880", que seria um dos seus futuros projetos junto com uma adaptação de mangá, Battle Angel. Em fevereiro de 2006, Cameron anunciou que o "Projeto 880" era uma reformulação de Avatar, um filme que ele tentou produzir anos antes, e ele faria o filme antes de Battle Angel. Em Novembro de 2006, Cameron declarou que caso Avatar faça sucesso, ele se dispõe a fazer 2 continuações.
Avatar foi filmado em 3D, com os atores sendo transformados em versões digitais por captura de movimento. Cameron disse que optou por esse sistema pelos avanços trazidos em personagens como Gollum, King Kong e Davy Jones.

É a produção mais cara da história do cinema, em sentido técnico, com orcamento estimado em US$ 500 milhões. Foram 237 milhões de dólares apenas para a execução do filme, sendo a 4ª produção mais cara da história do cinema. Os outros 263 milhões de dólares foram gastos nas novas tecnologias, marketing etc.

Os efeitos visuais, criaturas digitais e ambientes virtuais foram produzidos pelas empresas de Peter Jackson e George Lucas, WETA Digital e Industrial Light & Magic simultaneamente. Cameron preferiu a WETA depois de assistir ao O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, e testemunhar ao resultado espetacularmente fantasioso, do qual ele precisava. A ILM fora utilizada apenas como reforço para dar mais realidade a tudo que era produzido.

O compositor James Horner fez a trilha sonora do filme, sua terceira colaboração com James Cameron depois de Aliens e Titanic. Horner gravou partes da trilha com um pequeno coral cantando na língua alien dos Na'vi em março de 2008. Ele também trabalhou com Wanda Bryant, uma etnomusicóloga, para criar a cultura musical dos Na'vi. A cantora inglesa Leona Lewis foi escolhida para cantar a música tema do filme, chamada "I see you".

Avatar teve boas críticas, elogiando os visuais e considerando a história eficaz, apesar de tradicional. Alguns críticos previam um fracasso comercial (similar ao que diziam sobre Titanic antes de virar a maior bilheteria da história), mas o filme estreou faturando 232.180.000 de dólares mundialmente em seu primeiro fim de semana, com 77 milhões apenas nos Estados Unidos. Também iniciou no topo das bilheterias de Brasil — com 8,4 milhões de reais e 750 mil espectadores. Em 3 de janeiro de 2010, Avatar se tornou o quinto filme a ultrapassar a bilheteria global de 1 bilhão de dólares, depois de Titanic, The Lord of the Rings: The Return of the King, Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest e The Dark Knight. Até 31 de janeiro, o filme tinha faturado 594 milhões de dólares nos EUA e Canadá e 1,445 milhões mundialmente, ultrapassando a cifra de 2 bilhões de dólares, a maior bilheteria da história se não considerados os reajustes inflacionários. No Brasil, Avatar ultrapassou o recorde anterior de A Era do Gelo 3, tornando-se a maior bilheteria do país com mais de R$ 81,4 milhões arrecadados.

Acusações de plágio

Desde sua divulgação, o filme Avatar tem recebido inúmeras acusações de plágio, que vão desde o enredo, reivindicado por um escritor chinês que alega que 80% da produção hollywoodiana é plagio de seu livro, até a imagem dos Navi, que são quase idênticas aos personagens dos quadrinhos da década de 1980 Timespirits.

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------
Como um filme com essa grandiosidade não pode ser escolhido como Melhor Filme? Como James Cameron, cara... James Cameron não pode ter sido escolhido como Melhor Diretor?

Revolta muito grande... ¬¬

Nenhum comentário: