FEARnet: A Summit parece ter premiado os fãs italianos com clipes exclusivos a nível mundial e deixou o resto das pessoas chupando o dedo!
Melissa Rosenberg: Eles ganham muitos clipes – eles viram bastante! Foi bom, eles foram tão receptivos e maravilhosos.
Você já viu a edição final de Lua Nova?
Eu vi uma edição inicial do filme, sim. Alguns dos efeitos especiais não estavam lá, coisas assim. Mas eu tenho que dizer, é engraçado porque, para os escritores, e para mim – muitas vezes tememos ver a edição do diretor. Como escritor, você já viu o filme na sua cabeça. E o filme da sua cabeça custa um zilhão de dólares, não é possível de fato fazer o filme que está em sua cabeça, mas você já visualizou isso. E então, uma edição do diretor é quase sempre uma decepção, porque não é o que você visualizou em sua cabeça. Pode significar um grande ajuste, não é o que está na minha cabeça, mas é diferente, mas de uma forma boa.
Quando eu vi a edição do Chris, uns dez minutos depois que começou o filme eu já comecei a sorrir. Pensei comigo, e eu vou por o meu nome nesse filme. Foi tão emocionante. Ficou muito bom. Tenho que dizer, com toda a sinceridade, ficou realmente muito bom.
A última vez que eu te vi foi em uma visita ao set de Lua Nova em Vancouver para ver os bastidores, e você tinha acabado de chegar para fazer um acompanhamento diário. Você parecia muito satisfeita com o que você estava vendo, especialmente nas cenas dos Volturi.
Sim, e isso foi na edição de som. A versão cinematográfica está de fato de acordo com as expectativas. Tem uma aparência simplesmente exuberante e linda, parece uma superprodução. E não aumentou tão significativamente o orçamento. O orçamento de Harry Potter foi o quê, U$150 ou 200 milhões? Este foi a metade disso, pelo menos.
Você adicionou algumas cenas em Lua Nova que não estavam no livro, como por exemplo aquela em que Jacob dá a Bella um filtro de sonhos de presente. Você pode nos falar sobre isso?
Na verdade, eu peguei essa a idéia de um amigo meu que é escritor. Eu estava meio que procurando por aquele momento… Você tem que estabelecer o relacionamento entre Bella e Jacob; ele pode dar presentes pra ela e o Edward não pode. É um tipo de amizade fácil entre os dois, e ainda assim, mostra que o Jacob na verdade sente alguma coisa por ela. Ele meio que entrega o filtro de sonhos de forma bem casual, mas na verdade ele procurou o presente por um bom tempo. Eu queria que fosse algo especial para ele e pra sua cultura, e foi tão temático para a Bella, o filme é cheio de sonhos dela. Os sonhos são uma parte muito rica do filme. Então, em termos de tema, se enquadrou muito bem. Agradeço ao meu amigo por ter pensado nisso.
Qual seria uma das suas cenas preferidas ou a extensão de uma cena que você tenha escrito para Lua Nova?
Uma das minhas preferidas é na verdade o final, quando eles vão para Volterra e enfrentam alguns Volturi. No livro, a cena do conflito é verbal, tem só um ataque da Jane ao Edward, e funciona no livro, ficou bonito no livro. Mas não é exagerago, nunca explode. Para o filme, como é um meio visual, eu senti como se eu quisesse externar mais o conflito, transformá-lo mais em uma batalha. Então, é o mesmo cenário, mas exagerado e exteriorizado. Nós vamos poder ver uma luta de verdade.
Nós vemos a luta entre Edward (Robert Pattinson) e Félix (Daniel Cudmore) em um dos últimos trailers, e com o uso do slow-motion ficou ótimo.
Eu estou te dizendo: O Chris e os dublês e o diretor de fotografia são simplesmente fantásticos. Daniel Cudmore, que interpreta o Félix, fez um baita de um trabalho. Eu adoro o Daniel Cudmore! Não só ele está fantástico nesse papel, mas ele também é uma ótima pessoa. Engraçado e encantador.
No seu script de Crepúsculo, que você inseriu várias citações direto do livro de Stephenie Meyer. Podemos esperar o mesmo em Lua Nova e Eclipse?
Tem com certeza algumas citações espalhadas por eles. Em alguns casos eu estou parafraseando, mas eu tento incluir tantas quanto possível. É muito importante. Elas trazem o gostinho do livro para o filme, então eu sem dúvida tento incluir.
Os fãs querem saber: A cena do pedido de casamento está em Lua Nova?
O pedido de casamento aparece no final de Lua Nova, e é o primeiro pedido. Mas com certeza em Eclipse, o pedido quando eles estão na cama, sim – para mim, essa era uma cena que continha um pouco da essência do livro. Quando Edward fica de joelhos, com anel que era da sua mãe, e ela diz que sim – foi uma das cenas mais românticas que Stephenie escreveu em todos os quatro livros.
Existem tantas cenas e fatos específicos nos livros Twilight, não parece que você pode tirar eles da história e ainda assim permanecer fiel à história.
Sim. Tem muita coisa que é tão essencial para a narrativa que você com certeza absoluta tem que colocar no roteiro.
Wyck Godfrey falou categoricamente que se Breaking Dawn for feito, terá com certeza classificação 13 anos. Então me parece que permanecer fiel a alguns eventos específicos da história, e ao mesmo tempo deixar o filme adequado para o público mais jovem será um desafio.
Bem, sim, você tem que conhecer o seu público. E… não tem porque não não ser. Pode ser um filme de classificação PG-13.
Você sente que por um lado, você tem que moderar o conteúdo cada vez mais maduro nos scripts de Twilight a edequá-lo a um público mais jovem, mas com Dexter você está livre para ir tão longe quanto quiser?
Bem, a verdade é não existe muita moderação acontecendo com Twilight. Eu não escrevo os filmes para um público jovem. Eu escrevo para um público geral, de todas as idades. Escrevo para mim como sendo parte do público, eu sou a primeira audiência que o script tem, e não vai ser divertido para mim se ele for voltado só para um público jovem. Você está escrevendo personagens e escrevendo a emoções, e que isso não tem idade. A principal diferença entre os dois é a linguagem e algumas cenas de violência gráfica. Se você tirar fora a linguagem chula de Dexter e se você tirar fora a… bem, você tem algumas cenas sangrentas em Crepúsculo, também. Ninguém está moderando nada.
Contanto que a essência dos personagens e da história emocional sejam verdadeiros… Eu tenho que dizer, eu não me sinto proibida ou restringida. Simplesmente não é necessário ver a sangueira, sangue é muito mais assustador se você não vê.
Obviamente, quando chegar no quarto livro da saga Twilight, existem temas e acontecimentos que me parecem inadequados para o lado mais jovem do público de Twilight. Como você vai enfrentar esse desafio?
Se eu for escrever o roteiro, eu acho que existem muitas coisas que, provavelmente, são inadequadas, e provavelmente existem outras coisas que podem ficar implícitas. Eu não acho que vai ser um problema.
Você tem escrito os filmes Twilight ao mesmo tempo que escreve e produz Dexter. Como isso tem ficado na sua agenda?
Dexter está de férias agora, mas sim – toda a série Crepúsculo foi intercalada com Dexter. Então, eu estive bem ocupada nos últimos três anos, mas eu não estou reclamando. Eu me sinto abençoada. Estou um pouco cansada. [Risos] Otubro, na verdade, tem sido férias para mim. Consegui ficar em casa e não fazer nada.
Você tem algum projetos no futuro, que não envolvem Twilight?
No momento, eles estão em modo de espera. Estou pensando em muitas coisas, mas eu ainda não decidi por algo específico. Eu quero escolher com cuidado.
Quando você começou a escrever, você imaginou que você estaria agora escrevendo sobre serial killers e vampiros e lobisomens?
Sério, você nunca sabe sobre o que você vai ter que escrever. Vampiros, eu sempre tive a esperança de escrever sobre eles. Sou uma grande fã da série Buffy, eu tentei que Joss Whedon me contratasse logo no início, em Buffy ou em Angel, mas isso não aconteceu. Então, eu já era fã do gênero. Eu não tinha pensado seriamente sobre isso, mas quando me ofereceram, eu pensei ‘com certeza’. Mas eu nunca previ esse tipo de sorte, na verdade.
Kristen Stewart, Melissa Rosenberg e Robert Pattinson
no set de Twilight
Traduzido por: Monica Britz // Portal Twilight
Fonte: Fearnet Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário